Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

O filme de que se fala

Influenciada por uma série de críticas que li, e a cara metade influenciado por mim e, talvez, pelo cartaz que sugeria acção, fomos ver Os Jogos da Fome. Tinha uma ideia da história, e gosto de distopias.

Começo por dizer que não li o livro, a minha opinião é exclusivamente do filme. E não posso dizer que não fui entretida, porque fui. Até fiquei um pouco comovida no início, de respiração suspensa aqui e ali. Mas - vão cair-me em cima, paciência - não vi as maravilhas que li por aí.

A premissa é interessante e, de certa forma, aterradora, com um mundo distópico que até parece recuar um pouco ao tempo da Roma antiga, com as crianças dos Distritos como gladiadores, os jogos como o 'pão e circo' com que se entretinham, excitavam e controlavam as massas. Nesse aspecto, o início é expressivo e sente-se a opressão, a pobreza, a fazer lembrar os anos da Grande Depressão nos USA.

Depois disso... lamento, mas cai-se numa série de clichés, não só no mundo criado mas também durante os próprios jogos. Não digo que não sejam convincentes, mas gostaria, por exemplo, de ter visto um mundo menos formatado, que pode até ser interessante, mas ao qual falta qualquer coisa para me convencer. Por exemplo, poderiam ter mostrado os bastidores, quem o mantém em funcionamento - ou seja, quem serve os que são servidos? Como são tratadas essas pessoas? A primeira parte, até ao início dos jogos, é tão longa, porque não mostrá-lo? Não há?

Os jogos têm alguns aspetos interessantes, mas na verdade é tudo mais ou menos previsível - o rival é o esperado, as amizades e o que lhes acontece idem, o fim não me surpreende. Enfim. O ritmo é bom, mas há umas quantas cenas emotivas que teriam beneficiado se fossem mais curtas - teria contribuido para criar a ideia de frenesim e desespero inerente aos jogos.

Fico-me por aqui. A cara metade disse: "Que banhada de filme". Eu não. Gostei dos miúdos, em geral, e não desgostei do filme, em geral. A filha vai adorar... só não me apetecia ir outra vez, com ela. 

2 comentários:

Alice disse...

Ainda não vi o filme porque, infelizmente, o cinema mais próximo da cidade onde vivo fica a 200km. Ainda assim, li os livros e apenas sobre isso posso opinar. TAlvez a adaptação cinematografica esteja muito fiel ao original porque, nos livros, as partes que fizeram falta no filme (saber quem está por detrás das coisas, quem serve os "jogadores", quem rege e faz o programa....) são -nos mostradas apenas nos volumes 2 e 3. Também senti um pouco a falta desses elementos ao ler o primeiro livro mas talvez não tanto quanto no filme pois, durante a leitura, eles vão-nos sendo apresentados aos poucos ainda que superficialmente. São quase invisiveis mas estão lá. Num filme isso deve ser mais complicado de conseguir.

Mesmo assim, tenho tantas expectativas que até tenho medo que o filme me desiluda.

jen7waters disse...

O livro é muito bom, Carla! E fizeram um filme muito fiel, fiquei surpreendida. Só que no livro podes ver a história pelos olhos da Katniss, e é muito interessante.
Quantos ao pessoal que serve o Capitol, a Alice tem razão, lendo a série sabe-se mais sobre eles, mesmo assim no primeiro há um bocadinho de protagonismo pelo menos para a rapariga que serve a Katniss no Capitol, que é conhecida como a Avox girl, e fica-se a saber que os Avox são gente que certa vez cometeu um crime contra o governo e coisas assim. Mas não houve tempo para mostrar isso no filme, talvez no próximo..