Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A preguiça de Verão e a impaciência de autor

Parecem coisas contraditórias, não é? A lentidão da preguiça não se coaduna com o nervoso da impaciência, mas a verdade é que, este Verão, estou sujeita a ambos. 

Dissecando.

Estive de férias na praia uma semana - não que tenha feito praia todos os dias, isso era muito para mim. Durante essa semana, li apenas um livro, do qual já fiz opinião, e abdiquei quase completamente de rever texto. Para descansar, depois de ter revisto O Ano da Dançarina de empreitada, e também porque não me pareceu simpático isolar-me, como precisaria. Resultado: fui tomada pela preguiça e agora parece que nem leitura, nem escrita. Uff! Pego no A Chama ao Vento, que precisa de revisão, porque a versão ebook tem uma série de gralhas e, depois de dois anos sem olhar para o livro, consigo sacudi-lo e mudar coisas que precisam de ser mudadas (sem mexer na história, afinal há uma versão publicada em ebook). Não sei se / quando vou precisar dele, mas dava muito jeito seguir depressa com esta revisão. Outro livro aguarda nas sombras...

E a impaciência? Pois. Sempre tenho dois livros na editora, à espera de uma aprovação e uma data de publicação... ou não. Sim, sei que estas coisas levam tempo, levam muito tempo. Já passei por isso vezes suficientes, mas que querem? Fica-se ansioso, como antes da saída de uma nota de exame ou de um trabalhio, só que sem nenhuma previsão de data para saber. Não sei se, com o tempo e a experiência, isto se alterará, desconfio que não. Pior agora, em que o trabalho é pouco (esta semana não estou de férias) e pior ainda quando não houver nenhum. Para mais, metem-se as (muito merecidas) férias de quem trabalha na editora. Também é verdade que a relação tem sido impecável e sei que, mais cedo ou mais tarde, essa tal resposta definitiva chega. 

Entretanto, vamos lá ver se me sacudo e ponho mãos aos trabalho - se pego no A Chama ao Vento e se leio o livro que me espreita da mesinha da sala, Arquipélago. Tenho a certeza de que vou adorar. 

1 comentário:

Rute C. disse...

Também tenho um problema de preguiça/impaciência... Por um lado, estou de férias e estou tão farta de trabalhar no computador, que não tenho a mínima vontade de ligá-lo. Por outro, custa-me não aproveitar estes dias, tendo em conta que o tempo para a escrita é tão pouco e fico impaciente e arreliada comigo mesma por não escrever o que podia/ devia =/