Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

imagens que inspiraram, parte 1


A escrita do A Chama ao Vento levou-me a procurar por essa net (e não só) imagens recentes e antigas que me serviram, nalguns casos, como motivação e base para momentos da narrativa e algumas descrições. Ficam algumas delas, com excertos do texto, divididas em duas ou três publicações. Estas são actuais e a cores. As próximas não. 
As primeiras páginas do ebook podem ser lidas aqui, e pode ser comprado aqui.

Enjoy!


              


"Aproximei-me devagar, hesitante. Não tinha a certeza do que fazia ali, menos ainda com Teresa a reboque. Para lá das próximas árvores, antevia-se uma clareira, decerto igual a tantas outras por ali, terra acastanhada semeada de pinheiros e eucaliptos, com o mar muito, muito ao fundo. Calculava que, continuando por entre os troncos para além dela, acabasse por chegar a alguma praia selvagem, dessas de areia clara e mar límpido que fazem os anúncios de televisão.
Estava ali por causa de uma paisagem de mar com o nome de uma terra por legenda, num postal velho, perdido no fundo de uma maleta, que viera agitar alguma coisa nas minhas águas sempre calmas. "




"Cerca de três meses antes da morte da avó, quando ela ainda tinha energia para isso, tinha-a levado a lanchar numa esplanada na Graça, mais bonita do que esta. As mesas e cadeiras, porém, também eram de ferro verde, e a sombra igualmente fresca e rara. Ela tinha-se sentado, muito magra, o corpo implodindo lentamente, gastando-se aos poucos, e muito quieta e contida, como sempre fora. Havia no seu olhar, porém, uma espécie de satisfação tranquila, que me deixara contente porque há muito tempo, mesmo antes da doença que lhe comera os últimos anos de vida, não a via no rosto da avó. Para a ocasião, tinha escolhido um vestido com um padrão de flores pequeninas, como se eu fizesse anos, e coberto o seu cabelo prateado com um chapéu de palha. Dava-lhe um ar de estrangeira antiquada e distinta, e adequava-se muito bem a essa tarde quente e doce de finais de setembro."


(estas imagens, como disse, foram recolhidas na net. Se a publicação no monster ofender susceptibilidades ou direitos de autor, uma mensagem basta para que as retire de imediato... De resto, obrigada a quem em primeiro lugar as tornou públicas)

1 comentário:

Anónimo disse...

Fico sempre deliciada ao ler a tua escrita... e que belas lições sobre o "como fazer" nos vais oferecendo. Gostava de saber aproveitá-las melhor em sala, em trabalho de escrita. Talvez para o ano, de novo com o K...
Continua a deixar-te ler!
bj
MC