Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A propósito de Da Vinci's Demons

que estou a acompanhar com gosto aos Domingos, lembrei-me de certo livro que me foi apresentado recentemente.  Este:
 
 
Querem umas belas gargalhadas? Então observem as maquinarias infernais que Da Vinci inventou para as cozinhas, maquinetas capazes de moer um cavalo inteiro, por exemplo, e as suas consequências caóticas - bicharada na cozinha, 20 cozinheiros em vez de 2, fumarada por toda a parte...
 
Melhor ainda? As regras de boa educação a seguir por todos à mesa do seu senhor! Sabiam, por exemplo, que é falta de educação ter animais de estimação sobre a mesa, mesmo que sejam galinhas ou cobras?  Ou que não devem limpar a faca à roupa de quem estiver ao seu lado?  Leiam, se conseguirem descobri-lo, vale a pena.
 
Quanto a Da Vinci's Demons, vê-se com gosto mas não é uma biografia séria. Não duvido que Da Vinci, o maior génio de sempre aos meus olhos, fosse tocado pela dose de loucura que se mostra, e estão lá a época histórica (os Médici, os Sforza, o papado) e os seus conflitos, e também as maravilhosas invenções e estudos de Da Vinci, mas há um lado aventuresco que predomina que é bastante divertido. A imagem é bonita, embora nem sempre natural, e é lindíssimo ver nascer os desenhos e planos, em movimento, da cabeça do génio.

3 comentários:

Elizabete Cruz disse...

Fiquei curiosa em relação ao livro ^^

Unknown disse...

Eu adoro essa serie, e' fenomenal

Cristina Torrão disse...

As regras de boa educação surgem-nos estranhas, quase como anedotas. Mas também são interessantes, pois revelam-nos o estado das coisas no tempo do Da Vinci.