Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tangled - Emma Chase


Li este livro no kindle e no tm, o que quer dizer que o fui lendo fora de casa, conforme calhou, e esta vai ser uma mini-opinião.

Pela capa, não esperava mais do que obtive. Gostei logo do tom divertido, meio-confessional (é na primeira pessoa), mas ao fim de meia dúzia de páginas estava convencida de que não podia gostar do livro, porque ia DE-TES-TAR a personagem principal até ao fim. É também o narrador, por isso estão a ver...  Irritou-me uma afirmação do género "Elas saem vestidas assim, comportam-se assado, é porque estao a pedi-las." (para ser seduzidas e largadas na mesma noite ou levar uma trancada na casa de banho da discoteca). O nosso narrador é rico, é bonito, é poderoso, e sabe-o, e como tal é também mimado e convencido, etc... e sabe-o, e não se importa mesmo nada! Pareceu-me um D.Juan misógino que via as mulheres como vaginas andantes - as jeitosas, claro! A questão é que, logo no início, está apaixonado. A sério?? A sério. 

Insisti, porque o tom é mesmo muito leve e divertido, e o narrador fala connosco, leitores. Sabem a sensação que tive? De estar a ver uma dessas comédias românticas levezinhas e moderninhas, passadas no local de trabalho, com apaixonados / adversários, dessas que só vejo na TV e não comprometem, mas te divertem durante um bocado. Na verdade, já devo ter visto algumas do género... 

A única coisa de que não gostei foi de algumas observações-cliché do narrador diretamente para o leitor, do tipo "se ainda não sabe, acredite que todos os homens fazem X / gostam de Y" ou "todos sabem que as mulheres são W/não resitem a Z". Sendo toda a história bastante batida, encaixam e sobra o divertimento. Não foi nada mau. 

2 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

É, desconfiei logo porque na capa portuguesa diz algo como "tem a certeza que quer saber como pensam os homens?" --> generalizam uma situação[até porque nem todos os homens são ricos lolol brincadeirinha!], mas hey toda a gente generaliza de vez em quando.

Por acaso queria ler e até o tenho na lista, é só mesmo pela diversão... porque leituras pesadas agora não dá.

Carla M. Soares disse...

Lê, Ivonne, vais divertir-te.

E estás como eu, tão cansada que ler... uff!