Páginas

domingo, 29 de março de 2015

O conto e a colectânea

O conto com que participo na colectânea do blogue Morrigan é anterior ao projecto. Escrevi-o porque sim, e quando a Sofia me fez esta proposta, a minha resposta foi: "Tenho mesmo o conto para isso."

Partilho um excerto, a pouco mais de uma semana do fim da campanha de crowdfunding. É outra estreia para mim, que nem de contos sou! Estamos com 80% do objectivo conseguido... e não acredito que não haja mais por aí quem queira ler o meu conto, o do Nuno Nepomuceno, o do Manuel Jorge Marmelo, o do Pedro Medina Ribeiro, o do Samuel Pimenta, o dos dois convidados especiais do mundo da música, Noiserv e Guillermo de Llera, e o dos cinco selecionados, entre os quais o da Márcia Balsas. Teriamos ainda um conto do Luís Miguel Rocha, se, por motivos muitos tristes e bastamente conhecidos, isso não se tivesse tornado impossível.

É, parece-me, um belíssimo projecto, com os eventuais lucros dos autores convidados e da organizadora a reverter inteiramente para a associação Burricadas. Podem reservar um livro (contribuindo ao mesmo tempo para a campanha) AQUI.

Chama-se "Três Suspiros e Uma Palavra". O excerto é o capítulo... parte 7 do conto.


A prima disfarçada

Um dia a visita chegou disfarçada de prima, trazendo com ela um bocadinho de medo disfarçado de primo. E a mãe disse:
- Estes são os teus primos do Porto. Vão brincar os três, deixem os crescidos conversar.
Os crescidos sentaram-se nos sofás de pele gasta com cafés de cafeteira, e Mariana levou os primos para o seu quarto e olhou para eles. Achou que a prima era uma prima de brincar mas o primo era uma volta perdida do seu relógio, quando disse,
- Fazemos um jogo. Sei um giro.
Disfarçaram o quarto de noite cerrada e os recantos de esconderijos e Mariana e a prima fingiram-se invisíveis para os olhos cegos de escuro e as mãos do primo, com olhos nas pontas dos dedos. Encontrou-as, escolheu-as pelo tacto,
- Mariana.

Mariana saiu do seu esconderijo numa gargalhada sem fôlego e o peito num atropelo. Os relógios e os fôlegos por vezes desarranjam-se sozinhos.

Sem comentários: