Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Guilty pleasure #3: The Last Bride in Ballymuir - Dorien Kelly

Adquiri o livro gratuitamente na Amazon, para o kindle, sem conhecer a autora e porque tinha uma avaliação muito razoável. Depois disso já percebi que a autora é muito lida nos "Estates" (está nas listas de best-sellers do NY Times, etc, e escreve com Jane Evanovivh, de quem nunca li nada, mas que é, creio, bstante apreciada.

Seja como for, o livro surpreendeu-me. Estava à espera de um romancezinho e mais nada (o nome parecia apontar para isso), e de facto é um romance de amor, mas menos inconsequente nem superficial do que esperava. E porquê, perguntam os leitores, como é possível com um título desses?

Ballymuir é uma aldeiazinha na Irlanda. A Irlanda que teve durante muito tempo problemas com terrorismo, certo? Pois. A personagem central masculina acabou de sair da prisão (não é spoiler porque se sabe logo no início), onde esteve preso catorze anos por um suposto acto de terrorismo. Ao regressar, tem que enfrentar várias dificuldades, familiares, de emprego, a reação das pessoas da aldeia, muito tradicionais... e, claro, apaixona-se e tal, por uma rapariga (professora, vejam só, nada de particularmente glamoroso) com os seus próprios problemas.

Embora a narrativa se centre bastante no romance, como esperava, percebem-se muito bem os valores morais e culturais da Irlanda, alguma coisa da vida na aldeia, e a perspectiva das personagens secundárias (reflectirá a dos Irlandeses em geral?) relativamente ao terrorismo. Há família, pais difíceis, irmãos com os seus feitios, as personagens têm densidade e criam empatia, e, embora a resolução de certas peripécias para o final sejam um tanto ou quanto "olha que jeito que deu!", este é, no conjunto, um livro bem mais interessante do que esperava. 

Uma notinha, continua gratuito em 

Sem comentários: