Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Três contos (opinião)

Não sou uma grande apreciadora de contos, mas esta tarde li, de uma assentada, três contos gratuitos que descarreguei para o kindle. Foi uma boa opção para quem está com dificuldades de concentração, e devo ter escolhido bem, porque saí da minha mini-sessão de leitura muito satisfeita e convencida a ler mais alguns contos. Vejamos.
 
 
Um Romance, Rui Zink (coleção DN)
 
Pequeno conto divertido sobre relacionamentos... ou sobre a perspectiva de um homem, o narrador, acerca dos relacionamentos amorosos, em particular das mulheres divorciadas. Com alguma acidez e ironia, esboça o percurso de um não-romance, semeado de referências de época (os anos 80) vistas através das lentes carificadoras do tempo. Simples, irónico e de leitura muito agradável, embora, dos três, o que menos apreciei.

 
 
A Terrível Criatura Sanguinária, Nuno Markl (coleção DN)
 
Dei umas belas gargalhadas, como era decerto o objectivo do autor. Sátira às actuais preferências editoriais por criaturas da noite, vampiros e outras que tais, e mulheres de meia idade a precisar de sexo - com sugestão de "sexo desenfreado" (palavras do autor) entre estas senhoras e as ditas criaturas e, um bocadinho, à crise da meia idade entre os casais e ao "prédio" tipicamente português, comunidade de mútua observação e coscuvilhice. Escrito com ironia e olho na diversão pura. Muito engraçado.
 
 
 
Z, Manuel Alves


Narrativa de ficção científica que me deixou mais perguntas do que respostas e sugestões do que conclusões, e sobretudo uma grande vontade de saber mais sobre o universo imaginado pelo autor. Para mais, está bem escrito, com lógica e um bom ritmo. No geral, o conto aborda  a capacidade de sonhar, que tudo permeia e chega a todo o lado, mas levanta uma série de outras questões sobre experimentação genética, inteligência natural e artificial, os  limites do sofrimento e a  humanidade - ou o abhumano, que está nos limites do humano - que me soube a pouco. O que é muito bom. Gostaria que o autor estendesse o seu conto a um romance.

Sem comentários: