Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Desassossego da Liberdade - opinião e um convite


Desassossego da Liberdade


Não classifiquei esta colectânea no GR, pelo mesmo motivo que me leva a não classificar os meus livros, não me parece nada bem. Há quem o faça, dando 5 estrelas aos seus livros, mas eu não seria capaz de tanta vaidade - mesmo que pudesse chamar-lhe amor.

No entanto, a colectânea é diferente dos meus livros, de meu tem só um texto, e apetecia-me mesmo dar-lhe as estrelinhas... Talvez devesse, por atenção aos outros autores, a quem peço desculpa. Não o farei.

E não o fazendo, vou mesmo assim dizer que gostei muito. Nem sempre gosto de ler contos, nem sempre me enchem as medidas, ainda que esteja  aprender a apreciar e, creio, a escrevê-los. 

Nesta colectânea é cada autor, seu estilo, o que quer dizer que, sob uma mesma temática geral, os contos são completamente diferentes uns dos outros. Há contos para todos os gostos, dos mais curtos aos mais longos (o meu, confesso, é mesmo dos mais longos), dos mais simples aos mais complexos. São bons? São bons, a maioria mesmo bons, sem distinção entre convidados e concorrentes. Gostei de todos por igual? Evidentemente que não, há sempre uns que apelam mais do que os outros, o que tem mais a ver com temáticas e estilos do que com qualidade. Um ou outro surpreenderam-me, sobretudo por questões formais. Muito interessantes.

Se gosto do meu? Muitíssimo. 

Estou um pouco triste por ter gralhas que não entendo, não estão no roiginal e não existem nos outros contos. Como não é a primeira vez que tenho problemas com gralhas (cof, cof, A Chama ao Vento, cof) que não estavam no draft, como hifens, começo a pensar se devo ir à bruxa... Ainda assim, o meu esforço como contista satisfaz-me. Quando o lerem, dir-me-ão de vossa justiça. 

Se teria gostado de ler o do Luís Miguel Rocha? É preciso responder? 

A ilustração da capa, da responsabilidade do João Pedro Fonseca, foi feita para o livro e , com o objecto na mão, é fantástica. 

É, na verdade, um belo trabalho, até visualmente, pelo qual a Livros d'Ontem, mas sobretudo a Sofia Teixeira, organizadora, responsável pelos convites, pelo concurso, etc, etc, estão de parabéns. Ah, e nós, autores, também um bocadinho. E viva a Burricadas. Espero que o livro venda um pouquinho, para ajudarmos os nossos burrinhos.

View all my reviews

Resta-me fazer-vos um convite muito, muito especial. Aqui fica. Contamos convosco!


Sem comentários: