Páginas

domingo, 19 de abril de 2015

Três pianos e outros exercícios, de Paula Dias, ou como eu afinal talvez goste de contos...

Tratando-se de um livro de contos, não esperava gostar tanto, porque não sou em geral uma boa leitora de contos.  Talvez isso esteja a mudar, porém, porque não só tenho escrito alguns (é o caso do que constará da Desassossego da Liberdade), como tenho apreciado mais a leitura deste género.

O livro foi um presente da autora, e é tão bonito - que capa linda! - que não resiti a pegar-lhe logo. Os contos voam, apeteceu-me ler mais um, mais um, até dar por mim no fim. Para quem anda tão mole nisto das leituras, nada mau, e certamente um elogio à escrita da Paula Dias, uma bela escrita, e decerto apaixonada, porque este livro foi escrito para ser um graciosíssimo presente da autora para si própria e um número de felizardos como eu.

Não vou referir os contos individualmente. Claro que gostei mais de uns do que de outros, é inevitável, mas o conjunto é equilibrado e, sendo completamente independentes, há temáticas que perspassam e dão unidade ao livro. Arte e escrita, amor (e desamor) em variadíssimas formas, um toque de loucura, a viagem. Há outros lugares, como Paris, Macau ou uma terreola perdida no México, mas Portugal e a Lisboa da capa são omnipresentes, quando não pelos lugares, pelo menos pelas personagens. É um livro português, o que é mesmo muito bom.

Curiosamente, o meu conto preferido não se passa em Lisboa, embora tenha ligações com Portugal, através das personagens, mas no México... 

A minha gratidão à autora pelo presente!

Sem comentários: