Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

one young woman

So can one young woman. Não me apetece, neste blogue sobre escritas, falar do prémio Nobel da Literatura cuja obra não conheço, perdoem-me os admiradores e a gente melhor do que eu. 

Apetece-me, em vez disso, felicitar o mundo inteiro por se ter finalmente atribuído o Nobel da Paz a uma jovem que ergue a sua voz para que muitas meninas como ela, muitos meninos também, possam um dia conhecer o prazer da leitura - da leitura, da cultura, do saber e da liberdade que vem com ele - quer leiam ou não os prémios Nobel da Literatura. Não trago novidade nenhuma, só a minha satisfação. 


Não importam nada as políticas por trás destes prémios. Importa a jovem que está à sua frente, dá a cara, quase a perdeu pelo direito à aprendizagem.  Para conhecê-la...

Uma palavra também para Kailash Satyarthi que, aprendi, é um importante activista pelos direitos das crianças. Para conhecê-lo...



Ambos receberam o prémio "for their struggle against the suppression of children and young people and for the right of all children to education". Nada é mais importante.  


Sem comentários: