Páginas

domingo, 3 de março de 2013

O Tigre Adormecido - Rosamunde Pilcher

Livro de escrita escorreita - mas nem sempre com boa tradução - um ritmo razoavelmente interessante e personagens com algo para dar, desagradou-me  pela forma apressada e injustificada como o romance se desenvolve e a personagem central se modifica. Por vezes criticamos um livro por ter páginas a mais, este podia ter sido interessante, com mais 100 páginas, um crescer mais pausado da história.
 
Assim, levamos mais de um terço de um livro de 200 e muito poucas páginas até as personagens se conhecerem, num local que me parece paradisíaco mas em condições muito pouco propícias ao romance, e só nas últimas páginas, assim como por artes mágicas, se atiram para os braços um do outro. Diga-se de passagem que decorre no espaço de três dias, mais coisa menos coisa. Por outro lado, é num instante e de forma pouco plausível que desaparecem as personagens oponentes, pouco plausível, por apressada, a mudança da menina tímida para  a mulher fogosa, e menos provável ainda a forma como de repente, quase de um segundo para o outro e sem saber porquê, se desbloqueia o writer's block da personagem masculina. Enfim.
 
Acrescento ainda que fico aborrecida por ver desperdiçado um título promissor (o homem não é nenhum tigre nem a situação é minimamente perigosa) e que não entendo a capa desta edição, que parece quase hitchcockiana, quando a história não oferece nada de misterioso.
 
Não vou pôr de parte a autora porque não desgostei da escrita. Vou é assegurar-me que nunca mais leio nada dela com tão poucas páginas. É um risco.
 
Sinopse:
Pela primeira vez na vida, Selina Bruce não sabe o que o futuro lhe reserva. Impulsivamente, deixa para trás o noivo e advogado em Londres depois de receber deste um presente inesperado: um livro de um autor que mudará completamente a sua vida, e voa sozinha para uma ilha da costa de Espanha.
Está à procura do pai que nunca conheceu, mas o que encontra é uma inesperada verdade acerca de si mesma e do homem com quem planeia casar.
A exótica San Antonio oferece a Selina muito mais que dias ensolarados. Oferece o misterioso George Dyer, que lhe dá a chave não apenas do seu passado... mas do seu coração.

Sem comentários: