Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

A Maldição do Tigre - Colleen Houck

 
Sinopse:
Quando Kelsey Hayes se candidata a um trabalho no circo para ocupar as férias de verão até ao início das aulas na faculdade, está longe de imaginar a aventura em que se verá envolvida. Encarregada de cuidar de Ren, um majestoso tigre branco, sente-se de imediato fascinada pelo animal e não hesita em aceitar o convite para o acompanhar numa viagem até à Índia, rumo à reserva natural a que pertence.
O que Kelsey ainda não sabe é que o tigre a que tanto se afeiçoou é na verdade Alagan Dhiren Rajaram - um príncipe indiano vítima de uma maldição secular - e que ela poderá ser a única pessoa capaz de o ajudar a quebrar o feitiço.
Determinada a devolver a Ren a sua humanidade, Kelsey embarcará numa perigosa aventura por lugares repletos de magia e misticismo. No entanto, as forças do Mal não parecem dispostas a dar-lhes tréguas e os perigos espreitam a cada esquina. Será que a paixão que vai crescendo entre os dois resistirá a todos os obstáculos que lhes vão sendo colocados no caminho?
 
Opinião: 
Uma leitura de aventuras a fazer lembrar a Bela e o Monstro feature Indiana Jones, leve e agradável, embora esperasse algo um pouco mais intenso e poético. A maldição de que fala a sinopse é o princípio para aventuras na India, que nos atiram mesmo para o meio de um jogo de computador do género Tom Raider, com templos e túneis armadilhados e florestas perigosas, monstros, espectros e segredos para decifrar, etc. Nem todos são originais, mas enfim... A escrita é simples mas sólida, e funciona.
 
A heroína, Kelsey, é muito jovem, com rasgos de patetice e excessiva inexperiência, e outros de ironia divertida ou percepção das coisas acima da sua faixa etária. Um herói que seria bonito e fascinante demais numa história que não fosse toda ela um conto de fadas. Num ou noutro momento, a inépcia amorosa da heroina (aos dezoito anos nunca tinha beijado ninguém... A SÈRIO?! Oh, Bella, Bella...) e o facto de se sentir um patinho feio de 18 anos ao pé do belo monstro de 300 (Oh, Bella, Bella...)  e um ou outro pormenor lembraram-me outro casal amaldiçoado... Ora qual será?
Por vezes, pareceu-me que tudo se resolvia demasiado bem e a contento das várias partes, mas creio que talvez faça parte do espírito da história... vamos a um spoiler: uma rapariga de 18 anos aceita partir para a India com um homem desconhecido, para cuidar de um tigre na viagem, assim, de um dia para o outro? Nem a orfandade nem a falta de emprego, nem a afinidade com o dito tigre me calaram os alarmes na cabeça. Mas devo dizer que não afecta o prazer da leitura, que flui tão bem, que cheguei a deitar-me para ler 10 páginas e ler 40.
 
As lendas indianas e as informações são muito, muito interessantes e introduzidas de uma forma nada aborrecida. Não sabia nad sobre elas e, bom... continuo a saber pouco. Nem sei se estas são verdadeiras mas, se não são, parecem, eheheh.
 
O fim é agridoce, para mim que queria ver a história encerrada - não fica!!! É feito mesmo para nos obrigar a ler os livros seguintes. Grrrr.

4 comentários:

Tinkerbell disse...

"Uma leitura de aventuras a fazer lembrar a Bela e o Monstro feature Indiana Jones, leve a agradável, embora esperasse algo um pouco mais intenso e poético. "

adoro os dois géneros...talvez vá gostar deste livro :D

bjocas*

jen7waters disse...

Ando há muito naquela compro/não compro este, e agora dizes-me as palavras mágicas: Bela e o Monstro.

Carla M. Soares disse...

É, Jen, há um princípe enfeitiçado sob a forma de animal, uma maldição a quebrar e uma empatia especial entre rapariga e animal. Agora... é um belo tigre branco que tem X minutos por dia para ser homem... aiii, já falei demais...
Vá, é giro. Principalmente se gostas de Indiana Jones... ;)

jen7waters disse...

Aaaah, tortura, tortura!