Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

Carnaval duas vezes?

Passei a semana a falar de Halloween - como professora de Inglês, acontece todos os anos - o que me deixou fartinha, tendo em conta que não sou, à partida, grande apreciadora da data. Se calhar, sou eu que estou a ficar velha e azeda, mas... pronto, não me diz nada. 

Entendo o Halloween na sua forma original - quando era Hallow Evening, a noite antes do Dia de Todos os Santos. Ou antes... se quiser recuar, recuar, recuar, até ao Samhain e aos cultos romanos, quando era um festival para agradecer as colheitas e fazer a transição para a "darker half" do ano, o Inverno. Acho interessante a crença de que nessa noite  a ponte para o mundo dos espíritos está aberta, sobretudo se me lembrar de que durante muito tempo foi um terror muito real, mas... bom... não sou apreciadora de filmes de terror! 

Acho certa piada ao Jack o'lantern e à lenda do malandro que quis pregar uma partida ao diabo, mas não escavo abóboras. Já o fiz, quando os miúdos eram pequenos. Cheirava bem, isso é verdade, mas deu um trabalhão! As máscaras ... algumas, as horríveis, são giras, mas eram-no mais quando significavam alguma coisa e as usavam realmente feias! Assim:


O que não acho realmente nenhuma piada - e por isso não gosto realmente do Halloween - é que hoje as máscaras já não são horríveis. Há X e Y sexy, há princesas e fadas... é um Carnaval. Os americanos, que não têm mais nenhum, transformaram-no nisso antes de absorvemos a data através da TV, como absorvemos outras, o S.Valentim, por exemplo. Mas nós já temos um Carnaval, e desse nunca gostei! E temos outras coisas... 

Para máscaras e partidas, temos´, pois, o Carnaval. 
Para o "trick or treat", há... havia o "pão por deus". Para doces, aliás, já temos o Natal e a Páscoa (ou devo dizer o ano inteiro??) 
Em fantasmas ninguém acredita, e para horror, multiplicam-se os filmes e séries. Ainda esta manhã vi o episódio de Halloween (acho) do novo American Horror Story!

E portanto...
BOM HALLOWEEN para quem gosta, divirtam-se, se acham piada à data, mas, para mim, um bom jantar e talvez umas castanhas com vinho tinto soam muito melhor! 



Sem comentários: