Páginas

sábado, 29 de agosto de 2015

Fui sem saber ao quê... e não era.

Quando vi o trailer de Outro / Eu (Self/Less em inglês), fiquei convencidíssima de que o filme era a puxar à ficção centífica, com questões de clonagem, transplante de cérebo ou consiência, etc, e a exploração desses temas. 

Não li nada sobre ele e lá fui... arrastei toda a família, sem interesse nenhum pelo filme, mas a fazer-me a vontade. Assim, nos próximos três meses podem reponder "Ah, mas ainda na semana passada fomos ao cinema!" 

A premissa que eu esperava - mais ou menos - está lá, mas não é nada do que eu esperava. Há filmes bons e maus que exploram estas questões e mesmo os mauzinhos debatem um bocadinho mais as consequências físicas, éticas, morais, etc, do que este. Neste, há alguma ciência, muito pouco explicada ou explorada, a personagem principal debate-se com a moralidade do que fez (ou fizeram por ele), mas a película é, na verdade, de perseguição... o protagonista persegue a vida, depois a verdade, depois perseguem-no a ele e a mais algumas pessoas, depois é ele quem persegue os "maus" da fita e alguma redenção. Neste caso, a redenção implica uma escolha e a reposição da ordem natural das coisas. Claro que, em tudo isto, tem de estar envolvida uma filha distante, uma família com uma menina, um velho amigo com um enorme drama... e dá imenso jeito que o seu corpo tenha as características de um marine. Uff! Isto é foi um belo esforço para resumir o filme sem spoilers!

Como filme deste género, vê-se bem. Não achei monótono e o Ryan Reynolds, sobre cujos ombros assenta quase tudo, mostra-se suficientemente angustiado. Enfim, toda a família preferiu assim, menos eu, que não recomendo nem deixo de recomendar. Não era o que queria ou eperava, por isso, embora não me tenha entediado, também não fiquei contente. Bolas, realmente é bom saber-se ao que se vai. Mea culpa. 

6 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Ryan Gosling ou Ryan Reynolds? Não me estou a queixar, cada um é um regalo para a vista, mas no cartaz diz Reynolds e... pronto! :P O Gosling, aiai...
Não conhecia o filme!

Carla M. Soares disse...

Ups! Reynolds, claro, my bad. Corrigido! Obrigada.

Carla disse...

Olá Carla,
Eu fui colocada no Agrupamento de Escolas da Parede;)
Beijinhos.

Carla M. Soares disse...

Ahhh, Carla, então somos mesmo colegas!! Bem vinda, bem vinda!

O agrupamento tem duas escolas, a 3ºciclo/secundária (Fernando Lopes Graça) e a de 2º e 3º ciclo (Sto António), que são pertíssimo. Eu dou aulas essencialmente na Sto António, que adoro, adoro, adoro, mas a secundária também é simpática.

Que disciplina lecionas?

Carla disse...

Lecciono Biologia e Geologia no Secundário e Ciências Naturais no 3.º Ciclo.
Vamos ser colegas que bom Carla.
Vou chatear-te e pedir para autografares os livros que tenho teus, importaste?
Beijinhos.

Carla M. Soares disse...

Claro que não me importo!

Mas já sabes, qualquer coisa de que precises, estou por lá. Queres que te envie o meu TM por email, para me contactares se tiveres alguma dúvida? Percebi que vens de longe...