Páginas

domingo, 23 de novembro de 2014

A importância das imagens


Uma das (muitas) coisas que faço quando escrevo textos de época é procurar imagens que me mostrem os locais que vou referindo, e que em geral conheço na actualidade, como eram mais ou menos na época em que os refiro. Nisto, viva a Internet, preciosa para quem tem o tempo reduzido a quase nada! Faço o mesmo com muitas outras coisas, vestuário, objectos, etc, o que me ajuda a compreender o ambiente, a contextualizar acções, descrições, diálogos.

Várias foram, portanto, as imagens que me foram acompanhando ao longo da escrita do livro que o início deste mês de Dezembro há de trazer, prenda de Natal para mim e quem sabe se para alguns de vós... Estão cansados de me ouvir falar dele? Acredito, mas perdoem-me o entusiasmo, é que falta mesmo um quase nada. 

Espero que este não seja um post cansativo, pois poucas palavras terá. Terá imagens do final do século XIX... 


...de Lisboa, onde os protagonistas vivem, passeiam e se debatem com as suas dificuldades pessoais e políticas.

Rua Garrett, a ganhar protagonismo como local de lazer e trabalho

Avenidas, onde os passeios tinham lugar


Mercado coberto da Praça da Figueira

Estação de Sta Apolónia

Rua do Cais de Santarém, Alfama


... do Porto, ao qual se fará uma viagem inesperada
Colmeia do Barredo

Colmeia do Barredo

Panorâmica do Porto
Praça de D.Pedro

... e de Nova Iorque, onde... não, não digo. 



Porto de Nova Iorque


5ª Avenida

Central Park


nota: Todas as imagens foram encontradas na Internet, em diferentes sites. Se a utilização de alguma aqui ofender direitos de autor, basta um aviso e retirá-la-ei de imediato

Sem comentários: