Páginas

sábado, 5 de julho de 2014

O top de ebooks tem sido uma montanha russa..

Desde que o A Chama ao Vento saiu, que tem estado sempre no top 10 dos ebooks, embora em diferentes posições. Esteve no 2º lugar, depois no primeiro bastante tempo... depois no 7º. Depois voltou ao 2º. Depois caiu para o 6º. Mas sempre lá. Como não vejop todos os dias, não tenho como saber se ainda houve mais agitação, para cima, para baixo, ou até para fora e para dentro do top. Mas vou vendo de quando em quando, por ser a única forma (muito limitada, claro) de saber como se sai o livro. Para além das opiniões, que são importantes, mas não têm sido muitas.






Isto até ontem ou anteontem. Lembrei-me e fui espreitar e o livro não estava no top. Pensei eu "Pronto, é aquele momento em que o livro começa a cair no esquecimento, até fiz um pequeno comentário no facebook, que suscitou uma bela discussão, mas apaguei, porque concluí que podia soar a uma coisa que não era: uma lamentação. Os livros têm um ciclo de exposição e destaque muito curto, até serem ultrapassados pelas novidades. Isto em papel. Em ebook... é tudo novo para mim. A tendência foi achar que, como tudo na net, seria um ciclo mais veloz. Durou dois meses e meio. "Nada mau", pensei.

Por isso, qual a minha surpresa quando hoje decici verificar afinal até onde tinha caído o livro e o descubro... outra vez na 3ª posição do top!! Imediatamente atrás do Servidões, do Herberto Helder, e de A Rainha Ginga, do Agualusa! É oficial: desisto de entender. Não faço ideia quais são os critérios, se são diários, semanais, de vendas globais... nem quantos exemplares um livro tem de vender para estas idas e vindas... nem... Nada. Não entendo nada.



Por isso, rendo-me. Fico contente por hoje, amanhã logo se vê.

Para comprar o livro,  basta aceder por aqui, ou carregar na imagem à esquerda do ecrã. Boas leituras!

2 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Demorei mais de três semanas para ler o livro da Liliana (que obtive depois do Chama...). Até dia vou optar por leituras mais leves, tanto em tamanho como em conteúdo. Depois de dia 15, espero atacar o Chama e outros tanto que desde Maio ficaram guardados no kobo ou na estante.

Força nisso! No top ou não - sim, porque os critérios também não os entendo - há que celebrar. E muitas opiniões virão com toda a certeza!

Ivonne Zuzarte disse...

até dia 15* -.-' só agora li o que escrevi.