Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Um evento, dois eventos...

... ou na verdade um evento e um concerto, para fazer um fim de tarde e princípio de noite bem passados.


Foi ontem, dia 19, o lançamento dos livros da Coolbooks, chancela novinha em folha da Porto Editora, criada a pensar no futuro e disposta à aventura do digital com autores novatos nisto da literatura. Embarquei também, apesar de não ser assim tão nova, a ver onde nos leva esta viagem.


A PE e a Coolbooks escolheram para este evento inovador em Portugal - vários autores e suas obras reunidos num mesmo lançamento - o espaço tradicional e lindíssimo do Instituto Camões. A maravilhosa sala com frescos no tecto não era grande mas estava cheia de amigos e curiosos, e contamos ainda com a presença de alguns bloguers que quiseram, e muito bem, vir saber como era. E foi, digo-o enquanto autora, descontraído e muito simpático.

Falaram antes de mais Paulo Gonçalves e Vitor Gonçalves, respectivamente o responsável de marketing e o editor da Coolbooks. Ambos destacaram o desejo de desbravar caminho neste espaço ainda difícil do digital, esperando, com o cuidado de fazer uma selecção final cuidadosa dos textos a publicar para uma aposta na qualidade, ganhar aos poucos a confiança dos leitores. Destacaram a possibilidade de coexistência de uma leitura mais tradicional - com o livro em papel - e da leitura digital.  


Vitor Gonçalves apresentou brevemente os autores presentes (éramos estes sete) e as suas obras, e passou-nos a palavra. Cada um de nós disse o que quis, destacando o que lhe apeteceu, e vi-me sem me ter preparado a tentar falar do livro... creio não me ter atrapalhado demasiado e ter conseguido passar o quanto gostei de escrevê-lo e o quando desejo que seja lido e que quem o ler goste da leitura. Os que escrevemos leva-nos o coração e o suor, não queremos senão chegar aos leitores, apelar à sua inteligência e emoção, oferecer-lhe bons, não, queremos oferecer excelentes momentos de leitura. É um trabalho permanente, este de tentar ser sempre melhor.




Seguiram-se bebidas e autógrafos... espera, pensam agora o leitores do monster, Autógrafos... como?? Não são ebooks? Pois são e, como tal, ainda são impossíveis de assinar. Por isso, a Coolbooks produziu um conjunto de postais lindos, com as capas dos livros (estes que aqui estão) que pudemos assinar para os nossos leitores. Trouxe alguns comigo, por isso, se houver pedidos, talvez seja possível atendê-los... 




(Credito já estas fotos, são da Carla Isabel e "roubei-as", com sua autorização, à página de facebook do Grupo Livrólicos Anónimos. A propósito, agradeço o pin!) 


E depois disto? Acabou? Não! Claro que não!


Havia concerto na Praça do Município. Fui arrastada para lá por queridas amigas, sem saber ao que ia, e só a meio caminho (sim fui a pé...) me apercebi de que ia ser maravilhoso. Um concerto de um... dois... três dos meus favoritos? António Zambujo recebia amigos - e pude ouvi-lo com Luísa Sobral, Miguel Araújo, Ana Moura, um grupo de cantares alentejanos de que infelizmente não retive o nome, todos fantásticos! Saí de lá esfaimada, pois não houve tempo paar jantar, mas com uma barrigada de boa deisposição e ainda melhor música. A foto é péssima, de telemóvel e à distância, mas enfim...

Deixo-vos com um dos duetos... enjoy!


Sem comentários: