Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Monstros Herois do Cinema - estudo

Este livro, um estudo sobre diferentes monstros mais ou menos clássicos no cinema, é o resultado de ensaios de vários autores e foi coordenado pelo maravilhoso Professor Mário Avelar, que orientou a minha tese de Mestrado (pode ser consultada aqui, ou aqui) e teria supervisionado a de Doutoramento com outro maravilhoso Professor, Vitor Serrão, se não tivesse sido forçada a, na melhor das hipóteses, adiá-la por largos anos.   

O livro foi planeado e preparado antes da crise económica atirar para um eterno prelo uma quantidade de trabalhos. Em vez de assim permancer, o Professor teve a gentileza de nos permitir distribuí-lo a quem o desejar. Assim, aqui está. 


Podem ver-me com foto antiga e o nome por corrigir - este ensaio, como a tropa, fez de mim um homem! É de esperar, tendo em conta que o livro não ficou pronto, umas quantas gralhas e, pelo menos no meu caso, um texto em que eu muito gostaria de voltar a meter as mãos, para poder reescrevê-lo.

Ainda assim, quem desejar lê-lo , envie o pedido pelo email carla.m.soares.autora@gmail.com,  que farei chegar o PDF. 

Para quem desejar mais detalhe, há evidentemente um Prólogo do Professor Avelar, e os artigos:

I. De  Edgar Allan Poe a Roger Corman – apontamentos sobre a melancolia, Mário Avelar
II. Frankenstein: Metamorfoses do Monstro no Cinema , Lisete Sepúlveda
III. Criações Monstruosas em Espaços Amnióticos: o “Workshop of Filthy Creation de Victor Frankenstein”, Elisabete Lopes
IV.  A duplicidade de Burton, Carla Marina Soares
V. Fight Club – Na sombra de Jekyll e Hyde, Telma Mendonça

Boa leitura!

Sem comentários: