Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Cress - Marissa Meyer... sim, é uma review


Quem gosta de recontos de contos de fadas futuristas para YA 
vai gostar desta série. Quem desdenha, nem lhes toque, vai detestar. Estes são simples mas bem pensados e bem escritos, num ambiente distopiano que, para mim, que sou apreciadora de fantástico e FC, já aqui tenho confessado muitas vezes o meu gosto por recontos, e não tenho preconceito contra esta literatura para jovens, se bem escrita, são uma delícia relaxante. Os volumes, que não faço ideia se serão grandes ou pequenos porque os leio no kindle, consomem-se rapidamente  e, ainda que a história não seja feliz, é uma história de domínio e jovem rebelião, é bem disposta. Cress ajudou-me a relaxar.

Neste volume da semi-distopia já sabemos que lunares, cyborgs, androids e humanos coexistem, sem grande amor ou respeito uns pelos outros, no espaço terra-lua. Já sabemos que a epidemia de letumosis só pode ser travada, para já, pelo antídoto dos lunares e que Levana tem exigências, a que o Imperador da Commomwealth, o demasiado jovem Kai, se prepara para ceder, para obter a cura e evitar uma guerra que a Terra não poderia ganhar. É de lembrar - os Lunares têm poderes...

O título aponta para Cress (Crescent Moon), Rapunzel hacker presa há vários anos, desde a infância, num satélite, de onde serve Levana. Só que não serve. Da sua posição privilegiada, a jovem solitária prova que não é burra nem cega ou fácil de dominar e ajuda secretamente Cinder. Não adianto para não estragar. A história fala dela, e há, claro, uma pequena história de amor entre ela e um ladrão-herói, mas, como nos livros anteriores, esta está tão bem diluida nos acontecimentos que se se trata, na verdade, de acrescentar (personagens, histórias) à história central, de encontrar coadjuvantes e outros que não sabemos bem se o são. A intriga principal continua  a sê-lo, e todas as personagens têm papéis centrais, personalidades vincadas e próprias.

O ritmo é excelente, saltando de personagem para personagem, ou de local para local, conforme acompanhamos os acontecimentos em vários pontos diferentes. Seguimos Cress no satélite e depois Cress e Thorne no Sahara, seguimos Kai no Palácio, Levana na Lua e no Palácio, Cinder e os restantes na Rampion e depois no Sahara, o Dr. Erland no Sahara, Scarlet na Lua... muita dispersão? Não. Só minha, que me desabituei de escrever opiniões, sobretudo opiniões sem SPOILER...

Vou, pois, esperar com paciência pelo próximo volume, Winter, e ler a saga até ao fim. Embora a história me pareça longe de terminar, eu, que detesto sagas deste tipo, que não concluem em cada livro uma história, vou ficando à espera do próximo, para ver Cinder-Selene ganhar a guerra contra a rainha má Levana e ser feliz para sempre. 

E com esta, será que regresso às reviews? Pode ser que me inspire... mas duvido. 
   

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, por acaso sabes quando o livro Cress vai ser publicado em Português? Adorei os dois livros anteriores e estou ansiosa por ler o próximo!!