Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2013

O Hobbit - a Desolação de Smaug

Depois de decidir que não passava do fim de semana e que não precisava do 3D, lá fomos em família assistir ao filme da época natalícia, e descobrir que desolação era, afinal, a de Smaug. A opinião vai ser curtinha, porque não me apetece discorrer muito e estragar a boa disposição, pensando em falhas e dissecando o filme, ou tentando comparar com um livro que já li há décadas, para tentar encontrar pontos em comum... ou não. 

Ia preparada para quase três horas na Terra Média, sem pensar em nada, com muita acção, fantasia e divertimento, sem lições ou grandes reflexões, e foi isso mesmo que obtive. A segunda parte desta história, com a companhia de anões e Bilbo, um Gandalf menos seguro que n'O Senhor dos Anéis, um Legolas mais feroz e frio, uma "elfa" vinda da ilha dos "perdidos", orcs mesmo muito feios, um humano indeciso de uma cidade decadente no meio de um lago, o magnífico dragão Smaug, temporariamente dourado, e um vislumbre de Sauron (do olho... o olho!!), foi mais movimentado e, no conjunto, mais divertido do que o anterior, em que os papéis ainda se definiam. 

Houve muita correria - todos se fartaram de correr, pelas montanhas e dentro delas, florestas, na cidade, etc, fugindo ou perseguindo alguém. Também houve muita luta, claro, e não pude deixar de pensar numa opinião que dizia que os orcs caíam como moscas e os anões, nem um arranhão... é quase verdade, só há um ferido com gravidade. Mesmo com o fogo do dragão, nem o cabelinho ficou chamuscado, e os  anões e os hobbits que o têm em tanta quantidade! A bem da minha boa disposição, esta é uma das tais coisinhas que não vou dissecar. Meteu-se alguma água... e peixe... e anões, em barricas de madeira. E viu-se muito ouro, tanto ouro que nem o anúncio do J'Adore com a Charlize Theron é tão dourado, e tanto fogo que parecia a mata portuguesa em Agosto. 

O final ficou ainda mais incompleto do que o anterior, em pleno perigo, que é como deve, para irmos outra vez a correr no próximo Natal. Eu vou, adoro a Terra Média, anões feios, porcos e não muito maus, dragões e heróis. 

Ah. A Desolação de Smaug... é uma cidade. Toma. SPOILER.

Sem comentários: