Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Um post que não interessa nada a ninguém, a não ser talvez a quem me fez a gentileza

de dispor do seu tempo e paciência para ler um livro sem capa nem título. Como o blogue é meu e só o lê quem quer, olha. Cá fica.

aparte - A Ana fez-me uma capa provisória, toda gira, mas já andei outra vez a brincar com ela, com este triste resultado (mas guardei a original, juro!) - fim de aparte, eheheheh.


Agora que cerca de metade dos beta readers já me enviaram feedback, de uma forma ou de outra, e eu pude começar a chegar a conclusões, posso retomar a revisão do...  Naah. Posso é deixar de ser mentirosa já aqui. Recomecei a revisão do texto assim que recebi as primeiras respostas, que vinham de encontro a certos aspectos que eu própria já notava no texto, e tenho andado a fazer alterações. Que me desculpem os betas - no fim, vai haver mais livro do que aquele que vocês leram. Já está maior agora...


Recebi boas opiniões, algumas com muito detalhe - muito obrigada! - e só um beta desistiu. Até ele ia persistir, coitado, mas estava a detestar tanto, que achei maldade deixá-lo continuar. Não é trabalho!

Os restantes gostaram da história em geral e, no que era melhor, disseram coisas muito semelhantes, embora nem tanto naquilo de que gostaram menos, o que me faz pensar que talvez esses aspectos sejam mais uma questão de gosto pessoal. Vou dar muita atenção àquilo que mais do que uma pessoa me tiver apontado, por exemplo uma certa repetição na primeira parte... Confesso, adiantei-me, já andei killing darlings por aí. Cortei, refiz, tentei dinamizar.  Uma beta com conhecimento de causa chamou-me a atenção para uma situação que, na prática, seria impossível, e outra considerou que o livro devia ir com aviso de "para maiores de 16", não tanto pela violência e sexo, que também lá estão, mas por uma certa densidade na temática e personagens, que requer alguma maturidade. Hmmm, será?

Mãos à obra, portanto. Várias alterações serão introduzidas, nomeadamente com cenas sob outros pontos de vista, mais cortes e costuras, a caça à gralha e depois... depois se verá.

MUITO OBRIGADA a quem já se deu ao trabalho de ler, espero que não tenha sido doloroso. E ainda agradeço se os restantes betas me disserem qualquer coisa, todas as opiniões são muito, muito bem vindas! 

E já agora, para quem "betou" ou está a "betar": Goodreads, ou não-Goodreads? Fará mais bem ou mal? Se sim,com a capa que a Ana fez, ou sem capa?

10 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Vou afagar-te o ego, que estás a precisar: interessa a mais gente do que aos betas que te fizeram a gentileza :P

Gosto de ambas as capas, mas talvez a da Ana, ou com um outro rosto humano não sei, para sobressair do termo 'besta'.

Toca de reescrever e 'killing darlings' eheh Boa sorte!

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Só para dizer que li o post... lol.

E, apesar de a capa até estar engraçada, ainda prefiro a versão da Ana.

Boa continuação de revisão :)

Cristina Torrão disse...

Sim, realmente os gostos são diferentes e tens de contar com o gosto pessoal dos betas nas opiniões recebidas. Por isso, acho boa ideia insistires mais na revisão dos aspetos que se sobrepõem. E talvez também não caíres no erro de tentares agradar a toda a gente... (mesmo que isso implique ignorares sugestões feitas por mim, claro). O livro é teu, pensa bem, antes de modificares, principalmente, aspetos importantes.

Não acho que o livro deva ter essa indicação de "para maiores de dezasseis". Normalmente, os livros infanto-juvenis são assinalados e vendidos nas respetivas secções, todos os outros são subentendidos como livros para adultos. Claro que num caso de um livro juvenil costuma vir a indicação das idades para que é aconselhado.

Também acho melhor a capa com um rosto humano, embora goste muito de animais ;) Um rosto humano feroz, claro ;)

Carla M. Soares disse...

Olhem que esta capa é só uma brincadeira! A da Ana continua a ser a melhor, embora quem leu saiba que o rapaz não corresponde muito bem à descrição.

A ideia do maiores de 16 é engraçada, mas acho que não era inteiramente a sério. De qualquer maneira, isso são decisões de editora, e o livro ainda está longe de ser enviado, quanto mais aceite! Aceite... ora disso é que duvido, nos dias que correm. ;)

Silvana disse...

Eu gosto muito da capa da Ana, mas tentava arranjar um rosto masculino mais semelhante ao personagem principal.

Não tens de agradecer!É sempre bom ajudar alguém :). Quando o faço apenas espero que a minha opinião tenha alguma utilidade concreta!

Não me parece que seja para maiores de 16 anos!! Reconheço que há alguma densidade a necessidade de abstracção perante algumas situações... Mas também não me parece que uma criança de até aos 12 anos (altura em que consegue pensar de forma abstracta) se interesse pelo livro!
Beijinhos

Unknown disse...

Pronto, eu vou ser do contra: gosto imenso desta capa. Não é novidade para ti que não gosto muito de rostos na capa, mas compreendo que aqui faz falta um rosto humano.
E apesar de não achar necessária a indicação "para maior de 16" acho-a ... adequada :)
Se depois das revisões quiseres mais beta, avisa.

Quanto ao goodreads acho prematuro. As primeiras divulgações são importantes, não será melhor que já lá estejam com a capa final, com o produto final?

bjs

Olinda Gil disse...

Obrigada quanto à parte que me toca, eheh

Não sei o que dizer quanto ao Goodreads...

E continuação de bom trabalho...

Carla B. disse...

To Goodreads e com a capa da Ana :P o Título já é definitivo?

Carla M. Soares disse...

Carla, ainda nada é definitivo neste livro, nem o próprio texto, que, enquanto estiver a receber feedbacks e a rever, não está encerrado.

Gosto do título e da capa, mas SE um dia o enviar às editoras e SE for publicado (possibilidade vaga), todas as decisões passam também por eles. Se não o fizer, ou não for aceite (é o mais provável) então serão esse título e capa, ou muito aproximados.

O GR deix-me em dúvida. Se as classificações fossem boas, podia ajudar com uma editora, mas o texto está em trabalho ainda, sendo que este texto operativo pode ter cotações mais baixas do que teria o definitivo e prejudicar as hipóteses do livro... Não sei como o classificariam as beta readers, e uma série de 3 ou 2 estrelas, normal num livro em progresso, seria muito má para a tentativa de publicação. Vês a minha dúvida?

Carla B. disse...

Sim, sim, percebo perfeitamente. Então é melhor esperares e só adicionares depois de mostrares à editora, mesmo que não seja aceite :p