Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Guilty pleasure #2: One Whisper Away - Emma Wildes

Este livro foi-me recomendado pela Sofia Teixeira, do blogue Morrighan, porque eu queria qualquer coisa de romântico e leve, com um belo happy end, para incluir na minha listinha de guilty pleasures para estas pequenas férias. Li-o no kindle, num instantinho.

O livrinho foi tudo o que esperava, uma história de época, romântica, com persoangens de que rapidamente se gosta e para as quais se deseja o tal fim feliz. Conseguiram-se dois, em vez de um. Houve um toquezinho de perigo - este pareceu-me um pouco forçado no contexto - para apimentar uma história com bastante sensualidade.

As personagens principais não encaixam inteiremente nos clichés de época, embora sejam ambos bonitos, ricos e com título. Ele tem uma costela... não, a caixa toráxica toda, e a cor e traços, da sua mãe meio índia americana, o que, no ton londrino da época (presumi o início do século XVIII, embora nunca seja dito claramente), o rotula de imediato de exótico e selvagem, e desperta sentimentos contraditórios nos elegantes que o rodeiam, medo, curiosidade, desejo. Ela é mais irreverente do que podia esperar-se para uma menina no seu debut social, e não se importa nada com essas questões de cor de pele nem de origens mistas. A atração é imediata, mas o amor não, pelo que nos obrigam a esperar um pouco para que aconteça, o que para mim serve muito bem.

Nas personagens secundárias estranhei apenas uma coisa: todas as mulheres são assim... muito senhoras do seu nariz. Porque não é só a jovem protagonista que se arrisca, assumindo comportamentos menos aceitáveis, a irmã também diz o que pensa, e a irmã do protagonista já fez o que queria e agora paga por isso. Enfim, gostaria de ter visto mais variedade aqui, mas em geral estas personagens de menos relevância (por acaso até têm muita, há uma segunda história de amor muito agradável) têm profundidade suficiente para serem interessantes. 

A época é-nos apresentada sobretudo nos pormenores, como é habitual nestes livros, mas não se limita a vestidos e penteados. Há um certo feeling da época, relacionado com aspectos morais e culturais que é perceptível e está muito bem. 

Gostei, e é provável que venha a ler um segundo livro da autora, para ver se há variedade ou se encaixou uma fórmula e vai tudo dar ao mesmo.

Sem comentários: