Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Guilty pleasure #1: Wolf with Benefits, Shelly Laurenston

Tenho dito aqui umas quantas vezes que, se quero divertir-me e descontrair a ler, esta é uma das autora ideais, com os seus livros das séries Magnus Pack e The Pride.  Os que escreve enquanto G.A. Aiken (Dragon Kin) também não são maus para isto, mantêm algumas das características, mas estes são favoritos. E acho que consegui converter razoavelmente a bloguer Ana Ferreira (do Illusionary Pleasure) às mulheres bitchy-badass e aos homens doidos destas histórias... homens e mulheres, que é como quem diz, porque  a maioria são shifters. Não vou defender de maneira nenhuma a qualidade dos livros, mas vou defender que, dentro do género, são do melhorzinho porque pelo menos as personagens têm MUITA personalidade e a escrita é fluida e viva. Obras primas, ficam para outros carnavais, agora mandei o cérebro de férias.
 
De entre estes, tenho um fraquinho pelos que envolvem os ursos, por serem tão peculiares e mal dispostos, mas quase todos, por uma razão ou por outra, me fazem rir. Seja porque as mulheres são doidas e ferozes, os homens têm tantas pequenas manias ou os diálogos são tão naturais e genialmente construídos - com muito wit - o livro desaparece num instante e fico sempre a querer mais. Perfeito para descontrair.
 
Este não é excepção e foi dos que me divertiu mesmo muito. Foi também o primeiro que li com uma shifter chacal (não são bichos bonitos), que deixa tudo doido, no mau sentido, com os seus gritinhos, wip, como diz. Os pais parece que nunca mais acabam de produzir crianças, sendo ela a mais velha, nos 20 e muitos, e os mais novos com 3 aninhos. A pobre é a única irmã normal, se assim se pode dizer, numa família de 10 irmãos prodígios, alguns terrivelmente egocêntricos, alguns com manias, OCD, agorafobia, cleptomania e piromania, e muito, muito focados nos seus dons, sejam eles artisticos ou científicos. A ela, sobra-lhe a tarefa de vigiá-los, organizar-lhes a vida e evitar que se matem uns aos outros por causa dos horários de ensaio ou aulas, ou do espaço para fazê-lo.
 
Ele é um lobo enorme do Tenessee, tremendamente descontraído, cujo lema é "se esperares o suficiente, o divertimento vem ter contigo", e que encontra em quase tudo um entretenimento. É de imaginar o que acontece quando amigos e pais da jovem decidem que é altura da moça mostrar o seu valor como valente organizadora num trabalho onde possa ser reconhecida, já que os irmãos assumem quase todos que ela lhes "pertence" e existe em função deles. Complica-se quando o trabalho é para uma equipa de hockey no gelo shifter que inclui o melhor jogador de sempre (Bo Novikov, urso-tigre que já protagonizou outro livro), mas também o mais OCD do mundo, violentíssimo quando os horáios não são cumpridos, uma negociação com  uma equipa de ursos polares russos que o detestam, um projecto de arma química de umas das amigas génio da mãe (estas humanas) que podem destruir o mundo, e uma irmã amoral e... genial, um culto religioso... estão  a ver a salsada?
 
É um livro rápido, divertido e sexy, que li em duas pernadas numa viaem de automóvel de quase 7 horas, e em momentos soltos numa tarde no parque Warner, enquanto os doidos lá de casa andavam de cabeça para baixo e às voltas pelo ar.

Sem comentários: