Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Estivemos "30 minutos a ler"

... e foi muito interessante.
 
Esta não é a minha turma, claro, nem a nossa sala. É uma imagem da net (daqui). Os meus são muito mais, são vinte e tantos, mas são mais ou menos da mesma idade e estavamos assim concentrados.
Foi uma iniciativa da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas a que pertenço. Meia hora de leitura individual e silenciosa durante a aula, com livro à escolha - ou mais ou menos. Quem se esquecesse, lia do seu livro de Português, Inglês, História ou o que quisesse. Mas lia.
 
Lembrei as regras de silêncio e respeito pela leitura alheia, duvidando um pouco de que meninos de 7º ano aguentassem um silêncio mais ou menos absoluto de meia hora. Abri o meu kindle. Eles abriram os seus livros, às vezes um por carteira, um ou outro livro da escola. Um par tinha ido buscar à biblioteca um livro sobre o corpo humano. E estivemos meia hora a ler. Em silêncio. Precisei de fechar um livro de Matemática de dois alunos que estavam a tentar fazer TPCs. Autorizar um, mais ou menos a meio, a escrever em vez de ler, para o calar. "Writing is almost the same as reading.", argumentava ele, em inglês porque era de inglês a aula e em inglês a maioria das leituras na sala. Não é o mesmo, claro, mas contrapôr implicava romper o silêncio maravilhoso em que estavamos.
 
E foi bom. Não foi preciso ralhar. Consegui, eu, a professora, concentrar-me na leitura. Quando a meia hora terminou, estavamos quase todos, eu e os meus jovens de 12, 13 anos, embrenhados nos nossos textos. Parece que é para repetir, no fim do ano. Ainda bem.  
 
 

Sem comentários: