Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Afinal o nosso ensino já não está atrasado. Meh!

Pois imaginem que estou a ler A Casa do Sono, livro de 1997, e deparo com a seguinte afirmação, da boca de uma personagem professora, que prova em definitivo que aqui em terras lusas estamos a seguir muito bem o exemplo de outros países, certamente mais avançados do que o nosso nesta coisa de passar conhecimentos e preparar o futuro. Finalmente, hem?
 
Diz a stora:
 
"Para ser franca, não posso dizer que actualmente seja muito agradável dar aulas. Metade dos meus colegas ou estão a pedir a reforma antecipada ou fazem duas sessões por semana com especialistas em stress. Quase nos matamos para pôr em práctica uma determinada orientação e, quando esta já está a funcionar, logo aparece o governo com uma orientação completamente diferente. Gastamos tanto do nosso tempo a preparar aulas para os inspectores, e a escrever relatórios sobre os miúdos, e a escrever relatórios uns sobre os outros, e a fazer orçamentos e balanços, que, enfim, uma pessoa já quase não se lembra das motivações que a levaram a escolher esta profissão."
pág.112
 
My words exactly. No caso português, porém, fazemos orçamentos para ver se o dinheiro chega para as sessões com os especialistas em stress. Ou para a gasolina até à escola que fica a 70 quilómetros de casa.
 
 

1 comentário:

Cristina Torrão disse...

Uma das profissões mais subestimadas