Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

The Girl of Fire and Thorns - Rae Carson

Opinião:

Já não me lembro se paguei por este livro para o kindle mas, se paguei, foi dinheiro muito bem gasto!
 
O título - fogo e espinho - faz alusão ao aspecto religioso e cultural do mundo que nos apresentam, que nos lembra a cultura mediterrânica católica, mas nos arrasta também por desertos e tribos, trazendo para o texto um perfume de norte de África. Com base em referências que nos parecem familiares, a autora cria uma sociedade de perigos e pequenas subtilezas políticas, de crenças e divergências na interpretação de textos religiosos (onde é que vimos isso antes), e de magia. É interessante ver o desenrolar da acção e da guerra que se prepara, conhecer as limitações e as facetas das diferentes personagens. O mais interessante, porém, o que realmente controi o texto, é a personagem central, a narradora a cuja perspectiva somos obrigados a aderir, porque sabemos o que ela sabe, vemos o que ela vê, e nada mais.
 
Está muitíssimo bem esta perspectiva, porque esta história de fantasia é  sobretudo sobre crescimento pessoal, sobre perdas e sobrevivência. Trata-se de um livro catalogado como YA, e reconhecemos essa característica na juventude das personagens, mas fui inteiramente apanhada de surpresa pela imperfeição e humanidade da sua personagem principal, a princesa Elise, que para além de muito jovem, é gorda, insegura e receosa do seu futuro, atirada para um reino que não é o seu por um casamento com um rei que não conhece e que não compreende, detentora de um poder especial, a Godstone, mas desconhecedora das implicações dessa posição. Fiquei frequentemente com o coração apertado por ela, e incomodada porque este texto não é cor de rosa, a autora não hesita em.... ooh, spoiler!! Enfim, embora possa prever-se uma vitória, essa possibilidade ilude-nos mesmo até ao fim. E há morte, perda e sofrimento, medo, humilhação...
 
Acrescento ainda que Elisa não é a única personagem com uma evolução interessante - é uma entre outras. Algumas são uma surpresa.  
 
Devo dizer que li ansiosamente, desejando um fim feliz para Elise. O fim foi... muito agridoce. Mas fez sentido até para mim, que torço sempre pela felicidade das minhas personagens preferidas. Gostei mesmo muito. De certeza que vou querer ler mais livros desta autora e, se este for o primeiro de uma trilogia, como penso que seja, sem dúvida que lerei os seguintes.
 
Sinopse:
Once a century, one person is chosen for greatness.
Elisa is the chosen one.
But she is also the younger of two princesses, the one who has never done anything remarkable. She can’t see how she ever will.
Now, on her sixteenth birthday, she has become the secret wife of a handsome and worldly king—a king whose country is in turmoil. A king who needs the chosen one, not a failure of a princess.
And he’s not the only one who needs her. Savage enemies seething with dark magic are hunting her. A daring, determined revolutionary thinks she could be his people’s savior. And he looks at her in a way that no man has ever looked at her before. Soon it is not just her life, but her very heart that is at stake.
Elisa could be everything to those who need her most. If the prophecy is fulfilled. If she finds the power deep within herself. If she doesn’t die young.
Most of the chosen do.

Sem comentários: