Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

Hoje dou a mim própria

... uma palmada pública nas costas.  Fui uma formiguinha trabalhadora e tive um óptimo fim de semana de revisão de texto. Falo, como é óbvio, d' O Cavalheiro Inglês, que quem por aqui passa sabe que terminei há pouco e tem este título provisoriamente.
 
 
Vamos lá a saber o que consegui.
  • Avancei várias páginas, cerca de 40 (não sei quantas no formato original porque compactei o texto para a impressão ter menos páginas, mas posso dizer que o original tinha 314 páginas e a versão compacta 199 antes das alterações...). Vou agora na página 55 compacta, embora deva avançar mais um pouco.
  • Reorganizei capítulos, que não estavam na ordem mais adequada.
  • Reescrevi dois segmentos quase por completo, nos capítulos 4 e 9, para serem mais lógicos e informativos e, ao mesmo tempo, os diálogos serem mais naturais.
  • Consegui eliminar alguns elementos repetitivos. Quem fizer beta-reading vai ter que estar muito atento a isto - preciso de saber onde cortar mais!
  • Escrevi cerca de 3 páginas (neste formato compacto, que deve dar umas 5 no original), que me vão obrigar a escrever outras mais adiante.
  • Consegui tornar uma personagem repulsiva ainda mais repulsiva e outra de que gosto ainda melhor... espero!
  • E (re)interessei-me pela história, que estava a irritar-me de início. É recorrente, aconteceme sempre.

Já tenho uma beta-reader, daquelas que tenho a certeza que vão ser mesmo honestas (obrigada, Ana!), e vou entregar o texto em versão papel a algumas pessoas amigas. No entanto, gostaria de ter ainda mais um(a) leitor(a) honesto(a) para ler este rascunho, que se desse bem com a leitura no computador e não fosse muito demorado(a).  Há por aí um(a) voluntário(a) que goste de sofrer?
 
 
 
 
 

4 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Parabéns ;) Ena!! Avançaste imenso!!

Olha que eu gostaria de me oferecer, mas ainda nem li "A Grande Mão" - espero em Fevereiro ou em Março ler! Eu não sou uma expert, apenas uma leitora. Uma leitora honesta, digo tudo o que tenho a dizer (nos últimos 4 meses, pelo menos).

Este ano comecei como 'beta-reader' e estou a adorar a experiência, se bem que, com os exames até Fevereiro, não consegui dar o meu melhor naquele trabalho :S Outros virão certamente... ;)

(Tenho mesmo de arranjar uns livrinhos que me ajudem na coisa)

Boa sorte :P

Mafi disse...

Eu também me oferecia mas com o Alma Rebelde na estante e o A Grande Mão no tablet, ambos ainda por ler, não me sinto bem eheh. Se a situação fosse outra.. :P

Boa Sorte Carla! ;)

Unknown disse...

Grande avanço :) gostei imenso do titulo, isso promete!
Gostava de me oferecer como voluntária mas não sei se terei grande capacidade literária para mencionar os reparos construtivos.

Maria João disse...

olá
se quiseres eu voluntario-me :)
prometo portar-me bem