Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Twelve Days of Christmas (Noite de Reis) - Trisha Ashley

Vou introduzir uma pequena alteração na forma das opiniões. Costumo apresentar primeiro a sinopse, depois a opinião. Mas cheguei à conclusão de que gosto mais, como leitora, de ter a opinião primeiro, e ler a sinopse se a curiosidade for espicaçada. Por isso passo a aplicar isso aqui no blogue: opinião primeiro, sinopse depois.
 
 
Opinião:
Como já disse, comprei este ebook para o kindle porque me apetecia qualquer coisa de natalício e custava apenas cerca de 75 cêntimos. Li opiniões divergentes, mas pensei, eh, pelo preço, se for realmente mau, ponho-o de parte sem grandes arrependimentos.
 
É de facto um livro absolutamente natalício, embora a sua personagem central, narradora na primeira pessoa, não queira de forma alguma celebrar o Natal. Questão de formação religiosa e de trauma pesoal. Depois de atirada para uma situação em que não só é obrigada a celebrá-lo, como é responsável por ele,  tod a história passa a cehirar a Natal - a lareira acesa e a pinheiro de Natal, a comida e doces e àquele cheirinho de antecipação contrariada que eu, como adulta, tenho nesta época. Há um conjunto de personagens que formam uma família, em parte real, em parte à força, mas temporária, e que são o que as personagens costumam ser: umas simpáticas, outras irritantes.
 
A intriga em si não apresenta novidades por ir além. A história de base é de amor, e há uma descoberta sobre tempos antigos que vai acompanhando a actual. Nada de imprevisível - e só mesmo por meia dúzia de páginas é que duvidei do desfecho. Para o final, as coisas são um pouco coincidentes, dá mesmo jeito que certas coisas se verifiquem, mas enfim, não fui à procura de surpresas, ficaria até um pouco aborrecida se me dessem um desfecho inesperado. Afinal, acabamos a torcer pelas personagens quando elas nos são simpáticas, não é? Por vezes apetecenos o conforto do expectável, não tem sempre que ser uma surpresa! E a história está bem desenrolada, a culpa deve ser minha que, com tanta leitura, tanto filme e a escrita, liquidei metade das minhas hipóteses de ser surpreendida. Mais uma vez, até um pormenor acerca de uma personagem adivinhei - estava-se mesmo a ver! Há algums reteições de linguagem, não são frequentes, mas surgem quase com a mesma forma, as mesmas frases  em personagens diferentes, como se a autora se tivesse esquecido de que já tinha dito aquilo... não me incomodou por ir além, mas notei o pormenor.
 
Outro pormenor: a personagem masculina de que se fala (um grande yeti rabugento mas fofo) só entrou a exactamente 50% do livro. Antes disso, assistimos a algumas conversas telefónicas engraçadas... e muito irritadas! Embora eu também costume atrasar a entrada de certas personagens no centro da intriga, gostava mesmo de ter visto mais interação com ele.
 
Mas não foi perda de tempo, de forma nenhuma. Acabei-o com a sensação de satisfação de uma história encerrada, e muito confortada com essas impressões de Natal. E ainda conheci uma tradição:
a dos Revels, do Aulde Man Christmas... acho que é isso, era tarde.
 
Sinopse:
Christmas has always been a sad time for young widow Holly Brown, so when she's asked to look after a remote house on the Lancashire moors, the opportunity to hide herself away is irresistible – the perfect excuse to forget about the festivities.
Sculptor, Jude Martland, is determined that this year there will be no Christmas after his brother runs off with his fiancée and he is keen to avoid the family home. However, he will have to return by Twelfth Night, when the hamlet of Little Mumming hold their historic festivities and all of his family are required to attend.
Meanwhile, Holly is finding that if she wants to avoid Christmas, she has come to the wrong place. When Jude unexpectedly returns on Christmas Eve he is far from delighted to discover that Holly seems to be holding the very family party he had hoped to avoid.
Suddenly, the blizzards come out of nowhere and the whole village is snowed in. With no escape, Holly and Jude get much more than they bargained for – it looks like the twelve days of Christmas are going to be very interesting indeeed!

1 comentário:

Mil Estrelas disse...

Eu também já li e concordo contigo. Tb gostava que o personagem masculino tivesse entrado mais cena no enredo.
Gostei da opinião :)

Beijinhos