Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Selos - Campanha de Incentivo à Leitura

Recebi este selo maravilhoso da Ivonne, dos Desejos de Alma, da Landslide, do Tantos Livros, Tão pouco Tempo, da Artemizza, do Artemizza's Books, da Patrícia, do Ler por aí e da Ruthy, do Viajar pela Leitura.  Muito obrigada!

As regras são:
1 – Indicar 10 Blogs para receberem o Selo (é proibido apenas deixar para quem quiser pegar sem indicar 10 blogs)
2 – Avisar os Blogs Escolhidos
3 – Colocar a Imagem no Blog para apoiar a Campanha
4 – Responder à pergunta: Qual Livro Indicaria Para alguém Começar a Ler?

Primeira coisa difícil, escolher os dez blogues, de entre os muitos que sigo com gosto. Vou tentar deixar de lado os que provavelmente não vão querer passar o selo, e um ou outro - como o Morrighan - que devem receber milhares deles, e com toda a justiça. Destes que aponto, alguns também devem ser reconhecidos por muita gente, mas enfim... por mim também. Só tenho pena de não serem vinte ou trinta...

Então vamos lá, sem nenhuma ordem específica:
Cuidado com o Dálmata
Leituras de A a B
Bookeater / Booklover
Illusionary Pleasure
Rabiscos, Rascunhos e limitada
Castelos de Letras
As Leituras do Corvo
O tempo entre os meus livros
Muito para ler
O Labirinto dos Livros

E agora a outra coisa difícil, a pergunta 'que livro indicaria para alguém começar a ler', que vou desdobrar por me parecer impossível dar uma só resposta. É que depende da idade.
 
Para os mais pequenos é fácil, vou tomar o exemplo do meu filho mais novo, e apontar... os livros do Geronimo Stilton. São pequenos, divertidos, com o texto intercalado de forma dinâmica com as imagens... muito giro.
 
 
Para as crianças mais velhinhas e adolescentes, e tendo em conta que é para ganhar gosto pela leitura, posso tomar como exemplo os meus alunos, e indicar duas sagas que levaram alguns dos meus jovens a ler outras coisas depois: o inevitável Harry Potter, de que eu gosto muito, e a saga Twilight, que pessoalmente dispenso mas pôs muitas meninas a ler - até em inglês. Acrescento: os livros Cherub, do Muchamore, que parece agradar principalmente aos rapazes. 
 
 
Para os adultos, isto mata-me. Primeiro, porque pôr um adulto que não lê a ler é mais difícil. Segundo, porque por esta altura os gostos variam tanto, que o que eu disser não vai ter valor nenhum. Por isso... eh. Mas tentemos. Uma coisa interessante e acessível, que sirva para homens e mulheres... ora bolas. Confesso, não sei. Anjos e Demónios, de Dan Brown? Hummmm. Não faz parte dos meus livros de eleição, mas reune uma série de condições que podem fazer dele um livro interessante para começar a ler, é dinâmico, fácil de ler.   
 

7 comentários:

Unknown disse...

Li o "O Símbolo Perdido" mas achei que tinha momentos muito parados e pouco apelativos, por isso, pus na cabeça que o mesmo deve acontecer com o Anjos e Demónios.

Carla M. Soares disse...

Não acabei o Simbolo Perdido. O Anjos e Demónios é, dos livros dele, o que tem menos momentos parados. Não sou uma fã incondicional do autor, nem nada que se pareça, mas se calhar, para primeira leitura... eh. Coisinha difícil, aconselhar uma primeira leitura a um desconhecido adulto.

Ivonne Zuzarte disse...

Comecei a ler "O Símbolo Perdido", mas fiquei-me pelas primeiras páginas... Li O Código, o Anjos e a Conspiração e gostei de todos ;)

O Silton é engraçado, o meu irmão adora (embora já tenha 14 anos...).

Harry Potter será sempre uma boa escolha para jovens! eheheh

Unknown disse...

"anjos e demónios" parece-me uma boa escolha para uma primeira leitura. O facto de haver um filme baseado nele ajuda (se bem que nem o final é igual...) e sendo um policial polémico parece-me que desperta a curiosidade.
Eu li quase todos os livros do Dan Brown, são leves e permitem uma leitura rápida e entusiasmante . Não serão um exemplo de grande literatura... mas às vezes o importante é que nos consigam prender a outro mundo por umas horas e esses livros conseguem.

Carla M. Soares disse...

É isso mesmo. Não procurei um exemplo de 'grande literatura', mas um livro de leitura aliciante e simples, que possa ser um degrau para outras leituras. :)

jen7waters disse...

;D

Harry Potter, excelente recomendação.

Olinda Gil disse...

Obrigada pelo selo, mas foi inevitável devolver-to: http://www.olindapgil.com/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html