Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os filmes de todos os Natais

Uma aluna perguntou ontem se já me tinha apercebido que davam o Sozinho em Casa todos os Natais. Veio a propósito, estavamos ver um filme de Natal que por acaso também passa algumas vezes. Fiz-lhe uma careta e respondi-lhe que, infelizmente, sim, já me tinha apercebido.
 
Isso pôs-me a pensar sobre que filmes acabo por ver todos os Natais, e sobre quais deles vejo com prazer e quais são uma tortura natalícia. Hummm...
 
 

 
O que vejo , mas mais ninguém atura cá em casa, é o velhinho Do Céu Caiu uma Estrela.  No ano passado ainda tentei convencer a minha filha, que é de lágrima muito fácil, a aderir, mas cansou-se depressa. Eu vi-o todo. Gosto da história, dos actores, do dramatismo, da mensagem, da imagem ultrapassada.
 
 
Também já se tornou tradição para mim, noutro contexto, ver The Nightmare Before Christmas e A Christmas Carol, a versão de Robert Zemeckis. Levo-os aos meus alunos de idades diferentes (o primeiro para o 7º ano, o segundo para o 8º ou o 9º) com as legendas em inglês, evidentemente. Dá-me prazer que aprendam assim, como se não estivessem a fazer "nada". Ambos os filmes são maravilhosos, emboroa ao fim de várias visualizações fique um pouco cansada deles. Também acabo por ver por vezes, com os mais novitos, o Merry Madagascar e o Ice Age Christmas, como bonus se o tempo sobra... é um festival de animação!
 
Outra coisa que vejo sempre, porque os miúdos gostam e eu também: o Natal do Mickey na Disney, esse mesmo que abre com o Natal repetido dos três sobrinhos do Donald (ao jeito d'O Feitiço do Tempo), e acaba com uma historinha comovente e um pouco triste de pobreza e generosidade - entre o Mickey e a namorada Minnie.
 
 
 
 
Acabo com esse mesmo que a minha aluna referiu - o Sozinho em Casa, seja 1, 2 ou 5000. São todos horríveis. A miúdo louro com conjuntivite dos primeiros filmes já nem é um miúdo - é um homenzinho estragado pelas drogas - e continuam a insistir nessa parada de tareia e disparates sem graça nenhuma. Enfim, alguém há de achar piada a esse circo. Só vejo se não puder evitar.

1 comentário:

Ivonne Zuzarte disse...

Infelizmente, é verdade... o miudinho hoje já é um homem completamente estragado pelas drogas.

Vejo sempre esse também ;) Os outros não vejo em todos!

Querida, deixei um selinho no blog (eu que nem sou nada destas coisas!): http://desejosdealma.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

Não és obrigada a aceitar (obviously!) :P