Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Villa - Nora Roberts

Sinopse:
Sophia Giambelli jamais temeu a concorrência. Durante três gerações, os vinhos Giambelli têm sido mundialmente reconhecidos pela sua espetacular qualidade. Orgulho da família e alta executiva de relações públicas, Sophia é apaixonada por seu trabalho, no qual se destaca imensamente. Mas importantes mudanças estão a caminho da Vila Giambelli, que desencadearão paixões perigosas e mistérios capazes de pôr em risco valores e vidas. Dos luxuriantes vinhedos do Napa Valley à eterna beleza de Veneza, a autora número 1 da lista de bestsellers do New York Times tece uma trama de conflito familiar e segredos fatais que ameaçam uma orgulhosa tradição. A Villa é um romance que mantém os principais ingredientes das melhores obras de Nora Roberts, cuja narrativa foi aclamada pela revista Publishers Weekly como "pura magia, genial".

Quando Tereza, a matriarca da família, anuncia a fusão com a Vinícola MacMillan, Sophia passa a ter uma nova função. Como empresária experiente, sabe que deve estar preparada para tudo... menos para Tyler MacMillan. Eles recebem ordens para trabalhar diretamente juntos, a fim de facilitar a fusão. Sophia precisa ensinar a Ty as particularidades do marketing, e ele, por sua vez, deve mostrar a ela como se agachar e sujar as mãos na terra, e fazer um bom uso do sol, da chuva e do solo para obter as mais doces frutas do vinhedo.

Ao trabalharem juntos, nos campos e nos escritórios da empresa, Sophia se vê dividida entre uma poderosa atração e a rivalidade profissional. No fim da estação, o rumo da família ? e o legado da Villa ? talvez tome uma direção inteiramente nova. E quando atos de sabotagem ameaçam não só a empresa, mas principalmente a própria estrutura familiar, a luta de Sophia não será apenas pelo comando dos negócios, mas também pela própria sobrevivência.
Opinião:
Primeiro, um aplauso, para a capa. É linda.

E agora o livro, que foi a minha estreia com Nora Roberts. Está bem escrito, com uma linguagem fluida e natural e diálogos engraçados, e não é, no geral, aborrecido. Parece-me que a autora sabe bastante de vinhas, as personagens fazem sentido e até consegui uma certa empatia com elas. A intriga está bem construída embora, depois da primeira morte, já não me tenha surpreendido mais (nem o pequeno twist agridoce no final).

Então qual é o problema? Lembram-se das séries que passavam na TV há uns anos, como o Falcon Crest e a Dinastia? Um destes até era sobre vinhos e vinhas, se não me engano... Pois este livro é como uma dessas séries, há intriga familiar e empresarial, com disputas por poder, invejas, vinganças, traições, os bons e os maus, tudo um bocado cliché. As personagens centrais, vá, mas as outras! A ex-actriz exibicionista, ambiciosa e amarga, a colega de trabalho também ambiciosa e vingativa, os homens sem carácter, mulherengos e traidores que dão facadinhas nos matrimónios e nos negócios da família, os concorrentes desleais e, mais uma vez, vingativos... estão a ver. 

A melhor personagem é, para mim, Maddy, uma miúda de 14 anos, genial e de língua ácida, e o correspondente núcleo familiar de pai divorciado e dois filhos.

Não gostei nem um bocadinho da forma confusa e sem graça como descreve as cenas de sexo. Bagh.   

A partir de meio comecei a suspirar e desejar que acabasse, e é longo, mas ainda vou experimentar mais qualquer coisa da autora, porque a escrita me agradou. Espero que tenha mais sorte com o tema.

3 comentários:

Cristina Torrão disse...

Nunca li nada de Nora Roberts e andava curiosa, já que todos os escritores que atingem tanto sucesso me deixam curiosa. Mas, depois desta tua opinião, penso que não preciso de me dar ao trabalho...

Carla M. Soares disse...

Não sei. Como só li este e não desgostei da escrita, mas de alguns aspectos do livro, eu própria tento outro um dia destes. Embora suspeite sempre de quem consegue produzir TANTO, pode ter sido só azar.

Cristina Torrão disse...

Bem, fico à espera da próxima opinião.