Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Cruz de Esmeraldas - Cristina Torrão


Sinopse:
Em pleno século XII, são descritos, sob uma trama de mistério e ardil, os movimentos de ambas as partes no combate da Conquista de Lisboa, que não se trava só no campo de batalha, mas também, no quotidiano de convivência dos dois povos e do amor inquebrantável vivido por uma moura e de um cruzado. Um grande mistério rodeia uma Cruz de Esmeraldas…Um verdadeiro thriller histórico, onde D. Afonso Henriques acaba por ter um papel decisivo

Opinião
Trata-se de uma história de amor contada de forma muito agradável, entre um cruzado alemão, Konrad, e uma moura, Aisha, passada durante a Reconquista de Lisboa. Aprendi muito sobre a Lisbona dessa época, não só sobre a econquista mas sobre o quotidiano. As personagens são credíveis e cria-se empatia com elas, sobretudo com Aisha, que tem uma certa faísca. Embora seja mais difícil gostar dos homens, até me vi impaciente com algumas atitudes masculinas e a submissão feminina, o que é bom sinal, é a minha mulher do séc. XXI a reagir contra uma relação homem-mulher do séc. XX muito bem retratada. No entanto, nem os homens nem as mulheres são personagens de cartão para retrarar a época, têm a sua individualidade, são coerentes e interessantes. Também o contraste entre a cultura e religião cristã e muçulmana está delicioso, a autora consegue mostrar o positivo e o negativo sem tomnar partido.



Aspectos menos positivos:
Por vezes, o discurso serve como veículo para a informação histórica de uma forma uma pouco massuda. Acontece mais na primeira parte, dos cruzados e do cerco.  Claro que se aprende muito, mas é menos agradável de ler.Quando a história 'descola', acontece menos.
Alguns diálogos soam um pouco forçados - ou para transmitir a História, ou fazer avançar a história.
Há exclamaçoes no meio do da narrativa - não é no diálogo - que me deixam doida... mas isso é ma questão pessoal, de gosto.

Em resumo, um livro que li com gosto, e com o qual aprendi sem dar conta. Hei-de ler outros da autora.

1 comentário:

Nadia Viana disse...

Parece bem interessante, adoro romances históricos. Estava procurando blogs de leitores e descobri o seu. Gostei bastante. O meu está bem no comecinho, mas se quiser dá uma olhada. :)
Beijo, Nadia
http://navirj.blogspot.com.br/