Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Entwined - Heather Dixon

sinopse: 
Azalea is trapped. Just when she should feel that everything is before her . . . beautiful gowns, dashing suitors, balls filled with dancing . . . it's taken away. All of it.
The Keeper understands. He's trapped, too, held for centuries within the walls of the palace. And so he extends an invitation.
Every night, Azalea and her eleven sisters may step through the enchanted passage in their room to dance in his silver forest.
But there is a cost.

Opinião:
Ora bem, Como é que faço isto sem SPOILER? Vamos tentar.
Trata-se de outro re-telling do conto dos irmão Grimm, As Doze Princesas Bailarinas, tal como Princess of Midnight Ball (aqui), que li recentemente. É inevitável que me ocorram várias comparações. Vou tentar evitá-las, até porque a inspiração pode ser a mesma (doze princesas forçadas a dançar em segredo por um rei enfeitiçado), mas as história são muuiittoo diferentes - com grande vantagem, a meu ver, para Entwined. 
A personagem central é, como refere a sinopse, Azalea, a mais velha de doze irmãs (a mais nova das quais só nasce nos primeiros capítulos) mas cada qual tem a sua personalidade e a sua presença na história. Tem-se a impressão de um dia a dia caótico, como deve ser com doze raparigas numa casa... bom, num palácio, que em tempos idos foi unmagicked, mas onde há passagens secretas e vestígios de magia, como um conjunto de chá encantado, com uma pinça do açucar que morde! Há cenas engraçadas, sobretudo quando as irmãs se juntam para meter os narizes atrevidos onde não são chamadas, o que acontece com mais frequência do que devia acontecer. 
Há um pai/rei sem fortuna e com dificuldade em comunicar com as filhas. Há a dança, claro, muita e importante. Há um local mágico e secreto habitado por um gentleman, que se vai transformando, aos poucos, num lugar de horror, dominado afinal, por um feiticeiro malévolo. Há um pouco de romance (na verdade, três romances, cada qual com o seu desenvolvimento discreto). Enfim, o livro tem todos os elementos que fazem um bom conto de fadas e uma boa história: perda, esperança, irreverência, conflito, encantamento, horror, magia e amor, sobretudo entre irmãs. E humor, também. É leve, de leitura simples, como costumam ser estes contos.
Devo dizer que, dentro do género, gostei muito. 

2 comentários:

jen7waters disse...

É muuitoo melhor que o Princess of Midnight Ball, sem dúvida. Neste percebe-se quem são as irmãs, o que dificilmente acontece no outro. Não gostei completamente da Azalea, mas das outras princesas todas sim, a Bramble é a minha favorita (e a pequena Lily!) xD e o Lord Teddie é de rir.

Carla M. Soares disse...

Também gosto muito da comilona Ivy e sim, querido Lord Teddie! A Azalea deixou-me em dúvida, ali a meio da história, quando andava fascinada com o Keeper, mas, enfim, uma rapariga com tantas responsabilidades tem direito a errar... :)