Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

capas e outras coisas

Tenho estado aqui a pensar em como esta coisa de publicar um livro é demorada e complicada. E é um trabalho de equipa, com umas quantas coisas a considerar.
Já foi há quase dois anos (mais?) que submeti o meu original, na altura com o título funcional de Joaninha, a uma série de editoras, sem esperança nenhuma de vê-lo publicado. Ocorria-me a quantidade de papel de gente desconhecida como eu que deve chegar às editoras - vim a confirmar que é ainda mais do que eu pensava - e a época de crise que já altura se adivinhava. Quem é que ia querer apostar num nome novo, sem garantias nenhumas?
Imagine-se a surpresa quando, estava eu num gabinete da Zara, com um braço dentro de uma manga, toca o telemóvel... e as senhoras da Porto Editora queriam conhecer-me, sem compromisso. Fiquei a mil!
Encontrámo-nos na Feira do Livro de 2010. Quando a notícia da aceitação chegou, num fim de tarde em que já estava de noite, fiz uma espécie da dança da chuva pela casa fora, com os meus filhos a fazerem comboio atrás de mim. Eles diriam... LOL!
Depois disso, as coisas têm rolado à velocidade de uma carroça, tãoooo devagar. Cada novo mail é uma excitação, mas passa tanto tempo entre eles! Fiz contrato. Prevê tudo mais um par de botas. Fez-se revisão e re-revisão de texto, depois veio a capa, que entusiasmo!, pediram-me uma foto, e lá fui eu para o meio da Gulbenkien, feita modelo, fazer fotos que, vá lá, não me puseram dez anos em cima. E que difícil foi escrever uma mini biografia, corrigir a sinopse... e o título?? Inventá-lo, inventar vários, chegar a acordo, aceitar o que a editora acha melhor. aiiiiiii. Vêm? Trabalho de equipa. Às vezes doloroso.
Nisto passaram dois anos. Escrevi outro livro, que enviei para a minha editora, como, por contrato, devo fazer (e estou à espera da resposta há dois meses, cheia de paciência, porque agora eu já sei o que ocupa quem edita - suspiro) 
O primeiro, o meu antigo Joaninha... já com capa, novo nome, sinopse, biografia, tudo!... estou só à espera que saia, mas isto é gravidez de burra. De duas burras! E, entretanto, tenho que manter alguma discrição... e eu que queria publicar aqui capa e nome, para todas as ... sei lá, todas as três pessoas (tantas?) que lêm isto de vez em quando, e que por acaso até estão fartinhas de saber que ele vai sair e como se chama!

Dizem que quem espera sempr e alcança. Nâo digo que seja mentira, mas primeiro... desespera!!

Sem comentários: